Amostragem em Grid x Amostragem em Células
Amostragem de solo
Célula x Grid
Vamos abordar mais a fundo esses dois métodos de coleta de solo


Você sabe a diferença entre coleta de solo por Pontos ou por Células?
Essas duas metodologias de amostragem sempre acabam gerando dúvidas aos produtores e profissionais do agro, por isso resolvemos abordar o assunto e trazer alguns esclarecimentos.
Quando escolhemos o método de amostragem por Células(quadrados maiores da imagem acima), devemos percorrer e retirar as sub amostras de todo aquela célula para que ela seja bem representada. Sendo assim, nesse método não é realizado a interpolação entre as células, pois as sub amostras já representam bem aquele espaço coletado. Outra característica é que cada célula terá um valor de nutriente e recomendação especifico para cada célula.
No método por pontos, é definido o número de pontos que queremos coletar na área e então é realizado as coletas das sub amostras ao redor do ponto (5 a 10m) afim de representar aquele ponto. Após esse procedimento realizamos a interpolação dos pontos para estimar os valores dos nutrientes nos intervalos dos pontos coletados, gerando mapas mais suaves como representado na imagem.
Agora você deve estar se perguntando: ´´Ok, mas qual é o melhor ou o método correto?´´.
Os dois métodos estão corretos, cada um possui uma característica e uma forma de representar a área em questão, o que não podemos fazer é coletar as sub amostras como se fossem em células e depois querer interpolar como se fossem os pontos.
De qualquer forma, aqui na Powersolo, realizamos as coletas das duas formas. Porém só realizamos as coletas por células quando o grid amostral escolhido pelo produtor é maior que 3 hectares. Em áreas com grid de 1, 2 ou 3 hectares por amostra, recomendamos que seja realizado por pontos e depois realizado a interpolação.